sábado, 12 de dezembro de 2015




                 Memórias de um Ex Combatente de 32

Recentemente, recebi este livro com muito carinho das mãos da minha querida amiga, dona Marilu Rodrigues Pessini de Castro, que o guardava com muito cuidado e esmero.

O mesmo esteve repousando sobre uma das prateleiras de uma estente de sua mãe, a nossa tão honrada e reconhecida professora e escritora que, além de ter sido a fundadora, também fez parte da Academia Jundiaiense de Letras e Academia Feminina de Letras, dona Josefina Rodrigues da Silva ou simplesmente, dona JOROSIL, como era conhecida entre os catedráticos jundiaienses.

Dona JOROSIL recebeu este livro das próprias mãos do autor das " Memórias de um Ex Combatente ", José Augusto Pupo, em 1989, ano do lançamento, em razão da amizade de ambos.

O autor, José Augusto Pupo era um simples cidadão jundiaiense e que ao saber que eclodia aos 9 de Julho de 32 uma Revolução em São Paulo contra a ditadura de Getúlio Vargas, apresentou-se assim que pode para fazer parte deste idealista movimento.

Este é um livro maravilhoso que trata da memória deste e de tantos outros Grandes Heróis Paulistas que, apesar de terem doado seus esforços e muitas vezes seu sangue, ficaram no anonimato e na simples lembrança de alguns parentes e amigos.

Por este motivo, trago aos prezados leitores o conhecimento de um dos nossos Heróis Jundiaienses que fez parte desta Epopeia de 32, lutando pelo ideal do retorno da nossa Constituição, extinta por Getúlio Vargas.

Abaixo a foto do nosso autor e Herói, José Augusto Pupo em seu uniforme, tipicamente usado pelos Soldados Paulistas de 32.




Abaixo a capa do livro



O índice



Uma Revolução que só estava começando...



Sempre enaltecendo e preservando a Fé...




Alguns visitantes jundiaienses ilustres no campo de batalha...




Abaixo, a minha querida amiga, dona Marilu Rodrigues Pessini de Castro, no momento que tão gentilmente me ofereceu este maravilho livro e que o guardarei em minha coleção com todo carinho...





Abaixo, dona JOROSIL, além de muito querida e saudosa amiga, uma ilustre personalidade Jundiaiense...




Preservar a memória de quem lutou honradamente, é preservar a nossa tradição, pois um povo sem memória, é um povo sem história !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário