quinta-feira, 19 de maio de 2016

           

   Aviões e Artefatos Militares Aéreos usados na Revolução de 32


Nos poucos meses de conflito, São Paulo viveu um verdadeiro esforço de guerra !!

A tecnologia militar empregada durante a Revolução Paulista de 1932 foi toda industrializada no próprio Estado de São Paulo.

Não apenas as indústrias se mobilizaram para atender às necessidades de armamentos, mas também a população se uniu na chamada Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo.

A maior parte destes artefatos foram elaborados, produzidos e fabricados pela Escola Paulista, mais conhecida como Politécnica ( USP ).

Não tinhamos tempo e nem matéria prima suficiente na época, mas graças a dedicação dos engenheiros da Poli, aliada à Campanha do Ouro, conseguimos desenvolver quase que uma produção Hollywoodyana !!

Dentre algumas indústrias fabricantes de outros produtos e que colaboraram na confecção destes materiais bélicos, podemos destacar as Indústrias Matarazzo, que foi o grande ícone colaborador para este episódio.

No setor Aeronáutico, São Paulo não contava com aviões de guerra, mas os professores da Poli ensinaram às indústrias a construção de porta-bombas para aviões comerciais. 

Além, é claro, da produção das próprias bombas, de até 60 quilos, num total de apenas 5.800 peças. 

Essa artilharia aérea foi considerada muito eficiente na destruição de equipamentos do inimigo

Infelizmente, nos seus primeiros testes também foi vitimado o engenheiro José Pinto de Andrade, que veio compor a triste lista dos 13 técnicos mortos em acidentes com artefatos bélicos durante a Revolução.


Abaixo, uma das Bombas Aéreas citadas e de extrema raridade, pois sua produção foi feita em pouquissima quantidade devido aos fatos acima apresentados.


Notem o detalhe da " argola " na parte de baixo destas bombas aéreas.

Estas argolas ficavam presas às asas dos aviões usados pelos Paulistas, até o momento que seriam arremessadas contra as tropas de Getúlio Vargas.

Raríssimas as que " sobreviveram " para contarem sua história.....








Abaixo, soldados Paulistas com bombas aéreas, encontradas no Campo de Marte em São Paulo.





Soldados Paulistas preparando um dos poucos aviões que tinhamos para combater a ditadura de Getúlio Vargas, com bombas aéreas fabricadas pela Escola Politécnica e de enorme efeito destrutivo...




Alguns dos aviões usados pelos Paulistas durante o conflito que durou por quase 3 meses...

Este foi o 1º Grupo de Aviação Constitucionalista, também conhecido como 
" Os Gaviões de Penacho "











Durante o desenrolar do conflito, que intencionava derrubar o governo provisório do gaúcho Getúlio Vargas, o estado de São Paulo ficou fechado e os Paulistas se apoderaram de dois aviões Waco (com capacidade de levar duas pessoas a uma velocidade de 210 km/h) do Campo de Marte e outro do Rio de Janeiro.
Para podermos hoje apreciar esta rara aeronave que tanto colaborou com os Paulistas durante a Revolução de 32 e poder ser exposta no museu, a mesma foi minuciosamente restaurada, já que foi fabricada em 1927, nos Estados Unidos. 
Este belo e tão significativo avião, encontra-se no Museu da TAM, que infelizmente encontra-se temporariamente fechado desde fevereiro de 2016, no seguinte endereço: Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior ( SP 318 ), no Km 249,5 na altura do Distrito de Água Vermelha, em São Carlos (SP). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (16) 3306-2020 e (16) 3306-2028 
Seguem algumas fotos abaixo desta preciosidade que guarda a história da Revolução Paulista de 1932:










Linda e honrada história que São Paulo escreveu nas linhas heróicas brasileiras !!!

Parabéns Paulistas pelo seu esforço e seu talento !!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário