quarta-feira, 7 de setembro de 2016




  7 de Setembro de 1822  


A Independência do Brasil é comemorada no dia 7 de Setembro e de acordo com historiadores, foi nesta data, que as margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I deu o famoso grito de independência, fazendo com que o Brasil, deixasse de ser colônia de Portugal. 






Para chegar a esse ponto da história, devemos retroceder um pouco e chegar ao ponto em que Dom João VI sai de Portugal em direção ao Brasil escoltado pelo Exército Inglês com medo de possíveis ataques das tropas de Napoleão. 



Em troca da proteção, ao chegar nas terras recém descobertas, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.   



A abertura possibilitou o comércio livre para diversos países, inclusive Portugal, que com o passar do tempo entrou em um pequeno conflito financeiro e sentiu falta da  liderança do rei. Por medo de perder o trono, Dom João volta para Portugal e nomeia D. Pedro I ( Príncipe-regente do Brasil ). 



D. Pedro I herdou um país com cofres quebrados e economia em risco. Para amenizar a situação, baixou impostos e mexeu na estrutura política deixada pelo rei. 





                                                         Dom Pedro I em trajes de gala
O fato desagradou a Corte de Portugal, que exigiu a volta do príncipe. 



Pressionado e sendo obrigado a " tomar um partido ", Dom Pedro I decide ficar no Brasil e declarar o país independente de Portugal em 07 de setembro de 1822.  



O Dia da Independência é considerado " Feriado Nacional ".




Nesta data, comemoro o terceiro ano de atividades no blog e agradeço a todos os gentis comentários feitos pelos prezados amigos e leitores !!



Saudações Constitucionalistas !!!


Um comentário:

  1. Muito legal a postagem, para os veteranos temos planos especiais na Odonto Kozan - consultorio odontologico - liguem (11) 4216-4293

    ResponderExcluir